top of page
  • diogoalbuquerquebs

Desvendando o Futuro: Construindo uma Força de Trabalho em IA no Setor Público



Por Diogo Ferreira



Recente o Governo dos Estados Unidos publicou um Guia de IA para o Governo: um guia vivo e em evolução para a aplicação de IA para o governo federal dos Estados Unidos, um documento voltado para líderes experientes e tomadores de decisão. Eu recomendo a leitura na íntegra, ele está disponível nesse link. Um capítulo que me chamou atenção, e que está alinhado ao nosso tema aqui, foi o Capítulo 4. Desenvolvendo uma força de trabalho para a IA.


Esse capítulo aborda como desenvolver uma força de trabalho capaz de utilizar a IA de forma efetiva. Algumas das principais questões discutidas são:


- Como identificar e aproveitar o talento de IA já existente na organização?

- Como atrair e reter as pessoas certas para trabalhar com IA?

- Como desenvolver programas de aprendizado que cultivem as capacidades transformadoras da IA?


Uma das principais recomendações é começar mapeando o talento analítico e de dados existente na organização. Muitas vezes já há pessoas com habilidades relevantes para IA, mesmo que não tenham formação em ciência de dados ou campos técnicos. O guia recomenda identificar pessoas que tomam decisões embasadas em dados, têm familiaridade com estatística e programação, e demonstram interesse em tecnologia.


Outra recomendação importante é não depender apenas de talentos internos. Parcerias público-privadas e a contratação de especialistas externos podem ser necessárias, especialmente em casos em que a organização tem dificuldade em atrair e reter talentos de IA.


Para reter os profissionais de IA, o guia destaca a importância de garantir que o trabalho com IA esteja alinhado com a missão da organização e que esses profissionais tenham o apoio técnico e institucional necessário para desempenharem seu trabalho de forma efetiva. Além disso, oferecer oportunidades de educação formal, participação em conferências e intercâmbio com a indústria e academia são medidas importantes.


A necessidade de educação formal e a importância de permanecer atualizado com as tendências e inovações da indústria são discutidas. Isso inclui recomendações para que os órgãos federais ofereçam suporte para educação contínua e facilitação de interações com a indústria e a academia, ajudando assim os profissionais de IA a se manterem atualizados com as melhores práticas e novas ideias.


O guia também detalha os diferentes papéis que compõem uma equipe integrada de IA, desde analistas de dados e engenheiros até gerentes de projetos e especialista em IA. O sucesso de um projeto de IA depende do equilíbrio entre habilidades técnicas e entendimento do negócio e da missão da organização.


A seção final trata do desafio de recrutar talentos em IA, enfatizando que, embora o governo não possa competir com a indústria privada em termos de salário, pode oferecer trabalho significativo e impactante alinhado aos objetivos da missão. Isso ressalta a necessidade de um esforço coordenado e estratégico para atrair profissionais de IA que estão em busca de um trabalho com propósito e contribuição significativa para a sociedade.


Esse capítulo do guia traz idéias valiosas sobre como construir uma força de trabalho capaz de alavancar o potencial transformador da IA no setor público. Especialmente nesse momento de estudo, análise e compreensão da IA e suas aplicações. Diversos seminários e eventos sobre o tema estão acontecendo pelo país e a construção desse corpo de conhecimento é cada vez mais necessária. Recomendo a leitura completa do Guia de IA para o Governo para quem está interessado em entender melhor como implementar soluções de IA de forma eficaz.


Referências


Centro de Excelência em Tecnologia da Informação e Serviços (CoE). Guia de IA para o Governo: Um guia vivo e em evolução para a aplicação de IA no governo federal dos Estados Unidos. Disponível em: <https://coe.gsa.gov/coe/ai-guide-for-government/print-all/index.html>. Acesso em: [07/04/2024].

9 views0 comments

Comments


bottom of page